quarta-feira, 30 de novembro de 2011

iPianista

Quando o assunto é qualidade sonora, nada supera a música ao vivo. Por melhores que sejam as tecnologias empregadas no registro e na reprodução de música gravada, o som de um instrumento tocado ao vivo ainda é muito superior! Duvido que a realeza trocaria seus musicistas particulares e instrumentos musicais por uma coleção de discos e algumas caixas de som, ou por um iPod com fones de ouvido!

Aparelho de som do rei: apesar da idade, ainda é bem melhor que os nossos!




Nós, da plebe, não temos esse privilégio de apreciar músicos tocando ao vivo em nossas casas. Nos acostumamos a ouvir músicas gravadas em CD, DVD, rádio e MP3, sem lembrar de como seria tão melhor se fosse ao vivo. Filosofando pianisticamente sobre esses fatos, acabei encontrando uma maneira alternativa de apreciar em casa um bom repertório de piano interpretado "ao vivo" por pianistas profissionais.  É o que chamo de iPianista!

iPianista

O iPianista consiste basicamente na reprodução de arquivos MIDI em um piano digital. Até aí nenhuma novidade. Mas há dois elementos nesse processo que tornam a sensação de ouvir música muito mais próxima da experiência ao vivo que uma gravação comum.



Piano Digital

Um instrumento musical tocado em frente ao ouvinte proporciona uma sonoridade bem mais real do que se ouviria em uma gravação. Ouve-se o som diretamente da fonte, sem alterações em suas características originais!

Bem diferente do que ocorre nas gravações em geral, onde o som é submetido a processos de microfonação, digitalização, mixagem, compressão, ambiência, masterização e prensagem! Depois disso tudo o som já não é mais o mesmo, perde sua essência e se transforma num produto industrializado chamado "áudio", onde boa parte das características originais são perdidas ou alteradas! E, pra piorar, converte-se em MP3 e reproduz-se em caixas de som e fones de ouvido comuns!

Piano Digital Korg SP-250

Ainda que o piano seja digital, suas características construtivas tornam a sonoridade muito mais real que a de um piano acústico gravado. Um bom piano digital possui sistema de auto-falantes amplificados de alta fidelidade, embutido no próprio corpo do instrumento, e timbres realísticos que se assemelham bastante ao piano acústico. Então, a música se desenvolve no piano digital que emite timbres muito mais vivos e naturais que o áudio reproduzido num aparelho de som convencional, principalmente nos extremos graves e agudos.



Arquivos MIDI

Outro grande diferencial do iPianista está no fato de que os arquivos MIDI são de alta qualidade, bem melhores que os MIDIs comumente encontrados em sites da internet. Esses arquivos são gerados em concursos internacionais de piano, onde talentosos pianistas tocam em excelentes instrumentos acústicos com mecanismos de registro MIDI de precisão. O resultado é que a apurada técnica dos músicos permanece registrada nesses arquivos, podendo ser fielmente reproduzida em outro instrumento, mantendo-se inalterada a performance original do pianista.




O registro musical em arquivos MIDI de precisão apresenta uma grande vantagem em relação à musica gravada no que diz respeito a variação dinâmica. Essa é uma das técnicas mais importantes na execução de um instrumento, na qual o músico aplica variações de instensidade que imprimem certo grau de expressão e sentimento à música. Ocorre que, na maioria das gravações, essas variações de nível acabam sendo "perdidas" nos processos de compressão de áudio em estúdio, que buscam atender aos padrões de alto volume exigidos pelo mercado fonográfico. Já no iPianista, as variações dinâmicas se mantém inalteradas!


iPad

O tablet atua como gerenciador e player dos arquivos MIDI, que são transmitidos para o piano digital através de uma interface MIDI conectada à porta USB do kit de conexão de câmera para iPad. O software que utilizo é o Pianist Pro, mas certamente há outras opções na loja de aplicativos da Apple. É claro que um notebook ou computador também podem ser utilizados para a transmissão dos arquivos MIDI ao piano, mas a portabilidade e elegância do iPad tornam a solução mais apresentável!

Pianist Pro


iPianista Upgrade

Uma maneira de tornar ainda mais real a experiência iPianista é substituir o piano digital por um piano acústico inteligente, como os da linha Disklavier da Yamaha. A melhoria mais evidente é na sonoridade, já que se trata de um piano acústico de verdade! Além disso, o instrumento possui um intrigante mecanismo de servomotores e solenóides que fazem as teclas se movimentarem sozinhas, o que proporciona uma sensação de realismo incrível! Outra vantagem é o fato de se dispensar o uso do cabo MIDI, com o iPad controlando o piano através de uma rede sem fio. E, por último, há a possibilidade do piano tocar em sincronia com uma gravação, o que permite, por exemplo, escutar músicas no iTunes com o piano tocando junto, em tempo real! Enfim, assista aos vídeos para melhor entendimento...






Apesar de tanta tecnologia, esses equipamentos não possuem alma, sentimento e emoção! Por isso, nada substitui nem substituirá um bom músico tocando ao vivo seu instrumento! Ainda bem que todo fim de semana tem um showzinho na cidade pra gente assistir!


Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário