sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Áudio sobre IP

Hoje em dia nota-se uma forte tendência de conectividade entre equipamentos, sistemas e pessoas, possibilitando a plena comunicação entre eles para aplicações de uso profissional e pessoal. Essa tecnologia, que antes predominava em redes de computadores e sistemas de telecomunicações, se propagou e passou a ser incorporada também em objetos de uso comum do nosso dia a dia, como telefones, dispositivos móveis, câmeras, impressoras e até mesmo em geladeiras, televisões, cafeteiras e porta-retratos! Nesse cenário, os sistemas de sonorização também se desenvolveram e se transformaram em complexas redes de comunicações, causando uma profunda revolução na maneira como o áudio é tratado e gerenciado.

Guitarra com conexão para cabo de rede ethernet.

Um sistema de sonorização em rede consiste basicamente na interconexão de todos os equipamentos através de switches e cabos, formando uma rede multiponto de alta velocidade onde o áudio digitalizado trafega em tempo real bidirecionalmente. Em uma banda musical, por exemplo, cada microfone, instrumento e caixa de som recebe um endereço IP e são conectados a portas individuais de switches interligados no palco. A partir daí, um cabo ethernet ou fibra ótica transporta todos esses canais simultâneamente até a mesa de controle, onde o operador realiza as mixagens e redireciona o áudio para as caixas de som e fones de ouvido através da rede, sem atraso perceptível e com qualidade de áudio de alta definição!

As principais vantagens de um sistema de áudio desse tipo em relação ao modelo tradicional são:
  • Custo - economia significativa em infraestrutura, cabeamento e mão de obra;
  • Flexibilidade - facilidade de realizar modificações e ampliações do sistema;
  • Controle - possibilidades ilimitadas de roteamento, supervisão e controle de áudio e dados.


No entano, por ser uma tecnologia relativamente nova e ainda pouco conhecida, a efetiva implantação e utilização de sistemas de sonorização baseados em redes não está plenamente consolidada, e é vista com certa cautela por boa parte dos profissionais da área, o que é até natural, visto seu alto grau de inovação e sofisticação.  Tem-se notícia de que a primeira instalação e operação de uma rede de áudio no Brasil ocorreu no Carnaval 2011 de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, conforme divulgado em nota pela Yamaha:

"A novidade do Carnaval paulistano deste ano foi a implementação da linha de áudio Auvitran, responsável pela transmissão do áudio via fibra ótica no Sambódromo do Anhembi. Pela primeira vez, graças à tecnologia desenvolvida pela Yamaha Musical do Brasil e utilizada pela Tukasom, as mesas de som trabalharam em rede por meio de um cabo de fibra ótica, fazendo com que todos os pontos de reprodução de som do Sambódromo transmitissem a mesma qualidade sonora simultaneamente e em tempo real."

O panorama atual é bastante favorável à instalação de sistemas de sonorização desse tipo no Brasil, tendo em vista a realização da Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016. Os modernos estádios em construção, que trazem consigo o conceito de "arena multifuncional", podem obter grandes vantagens econômicas e operacionais com a implantação dos novos sistemas de áudio em rede. Esses estádios foram projetados não apenas para sediar jogos de futebol, mas também eventos de outras naturezas como shows, cultos religiosos, formaturas, exposições, conferências e outras modalidades de eventos esportivos. Com tantas possibilidades, os sistemas de sonorização em rede são capazes de se adaptar facilmente a essas múltiplas configurações, tudo através de um computador na sala de controle sem necessidade de mudar um único cabo, o que seria impossível num sistema analógico tradicional! No exterior isso já é uma realidade, como é o caso de estádios na França, Austrália, Marrocos e outros. A imagem abaixo apresenta o diagrama esquemático de um estádio com sistema de sonorização em rede.

Clique para ampliar

Para quem tiver curiosidade de saber mais sobre o assunto, disponibilizo uma cópia do meu trabalho de conclusão de Pós-graduação em Telecomunicações, cujo tema foi Áudio sobre IP. Nesse trabalho, prioriza-se a utilização do protocolo IP nos sistemas de sonorização como alternativa viável aos protocolos fechados de grandes fabricantes, tirando-se proveito da larga abertura, popularidade e aceitação do protocolo IP no mercado de tecnologia. Informações mais aprofundadas podem ser obtidas nas referências bibliográficas citadas ao longo do texto da monografia.



Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário